Consultoria

A consultoria em processos organizacionais e estratégico das empresas de TI (ITIL, Cobit), escritório de projetos e portfolios (gestão de projetos Pmbook) metodologias Ágeis e avaliações de software e pacotes.

A nossa atividade envolve desse mapeamento de processos e tecnologia atuais da empresa e propomos mudanças nas rotinas de trabalho, de pessoas e de sistemas focando sempre melhorar os resultados do negócio.

Utilizamos como direcionadores BPM (Business Process Management), livraria ITIL e controles do Cobit. Para criar valor para seus produtos e clientes.

Os principais benefícios para um mapeamento de processos

  • Visualização da empresa de forma sistêmica
  • Permite uma análise estratégica da organização, determinando os processos que exibem vantagem competitiva e processos que necessitam de uma maior atenção no que diz respeito à redução de custos ou aumento de eficiência
  • Permite uma padronização e simplificação dos procedimentos (atividades comuns)
  • Aumento de produtividade e redução dos custos (otimização de recursos)
  • Auxiliar na tomada de decisão

Por que utilizar Processos

  • Não existe um produto ou serviço oferecido por uma organização sem um processo organizacional
  • Permite analise de forma quantitativa e qualitativa
  • Monitoramento e análise dos resultados através de indicadores de desempenho
  • Padronização dos processos, garantindo um atendimento semelhante ao cliente, independente do ponto de contato
  • Permitir evolução contínua dos serviços, pela priorização e implantação de melhorias (clientes mais satisfeitos)
  • Maior produtividade, pois existe uma interação e colaboração entre os participantes dos processos
  • Transparência – Gestão por indicadores alinhando a operação e à estratégia da empresa
  • Redução de custos operacionais – diminuição de retrabalho e melhoria contínua dos processos

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Business Intelligence

A INEX é especialista em entregar soluções que automatizem os ganhos de performance e produtividade de nossos clientes, dentro das práticas de inovação aplicadas mundialmente.

A atuação de nossos especialistas é dada desde a análise do processo, a concepção e implantação da solução necessária, utilizando-se de pacotes (produtos com características específicas) ou, ainda, desenvolvendo ferramentas personalizadas e dedicadas ao negócio do cliente. Nossas soluções utilizam, principalmente, de hubby, python entre outras linguagens de script.

Clientes INEX tem a possibilidade de atuação de outsourcing da nossa fábrica, outorgando aumento da produtividade, flexibilidade e ganhos nos prazos de entrega.

Business Intelligence

A partir de uma análise de dados específica de todo o ambiente corporativo, é possível traçar estratégias para uma melhor gestão e, principalmente, tomadas de decisões mais inteligentes e eficazes. Por meio do BI é possível ter uma visão geral sobre as rotinas internas traçando os caminhos para uma melhor performance. Este tipo de serviço é essencial para empresas que dependem da infraestrutura de TI para executar diversas tarefas (maximização de performance e minimização de problemas de segurança). Os gestores terão processos mais integrados e de alta performance.

Etapas do Business Intelligence:

  • Implementação: adoção das estratégias de Business Intelligence e levantamento dos problemas e os pontos que podem ser otimizados
  • Coleta de dados: identificação/captura das informações que podem ser úteis para as rotinas de BI
  • Integração de dados: todas as informações são integradas para gerar um processo de análise que considere vários fatores
  • Análise de dados: é nesse momento que os registros são verificados em busca de insights que possam dar ao gestor maior capacidade para obter resultados a médio e longo prazo

Big Data e Big Data Analytics

Cruzamento de diversas informações, vindas das mais variadas fontes para a obtenção de respostas rápidas, que atendam de forma eficaz as necessidades dos clientes das empresas. Consumidores exigentes e mercado extremamente competitivo exigem das companhias soluções certeiras e instantâneas. Por meio do Big Data, todo este processo é entregue, além de reduzir os custos das operações.

Data Analysis

Este é um dos processos para alcançar a máxima eficiência em gestão de processo, que consiste na análise de dados de forma geral, comparando parâmetros de operações no passado e presente. É fundamental para obter a percepção daquilo que impulsiona as decisões de negócios. É o sistema de análise de dados feito por perguntas sobre o que aconteceu, o que está acontecendo e o que acontecerá (análise preditiva).  De forma geral, é o processamento dos dados responsáveis pelas estratégias e tomadas de decisões – Business Intelligence.

Data Mining (mineração de dados)

A INEX possui cientistas de dados que relacionam e padronizam as informações extraídas da imensa base de dados gerados a todo o momento pelas empresas, o que é feito por algoritmos sofisticados para segmentar os dados e avaliar as chances de ocorrências no futuro. Com um volume de dados gigantesco é preciso fazer correlações, identificar padrões e descobrir tendências entre eles e, assim, é possível buscar insights, aumentar a fidelidade dos stakeholders, reduzir a rotatividade de clientes e potencializar a rentabilidade.

As principais propriedades do Data Mining são:

  • Detecção automática de padrões
  • Predição de eventos
  • Geração de informação para ações práticas
  • Foco em grandes conjuntos e bancos de dados

ETL – Extração, Transformação e Carga (Extract, Transform and Load)

Ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversos sistemas, transformando-os conforme as regras de negócios e, por fim, o carregamento dos dados – geralmente feitos para um Data Mart e/ou Data Warehouse.

Um sistema ETL comunica-se com as bases de dados e trabalha com diversos formatos de arquivos utilizados por toda a organização. Essa pode ser uma tarefa não trivial, e muitas fontes de dados podem não ser acessadas com facilidade.

Algumas das ferramentas conhecidas de ETL são IBM InfoSphere DataStage , Informática Power Center, SAP Business Objects Data Services ,Microsoft SQL Server Integration Services (SSIS), Pentaho Data Integration, Oracle Data Integrator (ODI), entre outras.

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RPA - Robotic Process Automation

Vamos aproveitar 100% do capital intelectual da sua empresa para tarefas nobres e produtivas? Com os serviços de RPA – Robotic Process Automation –, os clientes INEX contam com softwares (robôs) que executam tarefas rotineiras e exaustivas, permitindo que os colaboradores dediquem-se as atividades de maior relevância e rentabilidade.

O Robotic Process Automation faz parte de uma área da tecnologia chamada de automação cognitiva de processos, que utiliza o que há de mais moderno na inteligência artificial.

Benefícios

Segurança: todas as informações/dados confidenciais da empresa ficam armazenadas nos robôs, sem qualquer manuseio humano. Além disso, o RPA protege esses conteúdos, evitando duplicações de arquivos e todos esses registros ficam na “nuvem”.

Apoio estratégico: o RPA colabora para a Transformação Digital da empresa, e faz com que todo processo seja uma experiência positiva. Contribui também com a digitalização das informações, o que facilita a tomada de decisão estratégica.

Redução de custos: todo e qualquer processo tecnológico visa melhorias na empresa e, consequentemente, a redução de custos. Com o RPA não é diferente, principalmente porque visa a automoção de trabalhos e o aumento da produção.

 

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Gestão de Projetos

Empresas no mundo inteiro investem na execução dos mais diversos tipos de projetos, sendo que, uma gestão de projeto agiliza as rotinas e aumentam o potencial de sucesso nas entregas realizadas pelos colaboradores. Com a premissa de facilitar os processos de nossos clientes, por meio de ferramentas, técnicas inovadoras e adoção das melhores práticas do PMI juntamente com profissionais certificados, a INEX desenvolve grandes projetos corporativos. Disponibilizamos nossa equipe de gerentes e estrutura necessária para a execução dos projetos abrangidos pelo escopo contratado pelo cliente.

Atividades atribuídas ao serviço

Criação de um escritório de projetos (PMO – Projet Management Office): este serviço consiste na criação de um departamento dentro da empresa que dará toda estrutura e suporte para a realização dos projetos. Essa atividade segue a metodologia PMI – Project Management Institute, que oferece certificações para os profissionais da área.

Plano de projeto: antes de iniciar o projeto, a INEX elabora um planejamento, onde são apresentadas todas as etapas de trabalho, bem como mecanismos de gerenciamento, recursos (equipamentos e equipe), custos, qualidade, riscos e prazos. Este é aprovado em conjunto com o cliente que tem total ciência do projeto a ser implantado.

Auditoria: com base no escopo do cliente, a INEX realiza uma auditoria contínua sobre o projeto. Esta técnica permite identificar situações futuras desfavoráveis e alternativas para solucionar problemas.

Relatórios: para que o cliente tenha conhecimento de todo o andamento, elaboramos relatórios gerenciais de cada etapa do projeto e recursos envolvidos.

BENEFÍCIOS

  • Único ponto de contato para todos os projetos, concentrando a responsabilidade pela coordenação, controle e comunicação.
  • Processos e ferramentas integradas de gerenciamento de projetos como parte do serviço.
  • O gerenciamento de projetos, com rigoroso monitoramento, permite-nos antecipar situações desfavoráveis e identificar alternativas para mitigar os riscos identificados, além de agilizar as decisões.

 

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Infraestrutura

Para que uma empresa tenha um bom funcionamento, bem como uma alta produtividade dos funcionários, é necessário que haja uma infraestrutura de TI bem organizada. E dentre os serviços oferecidos pela INEX está o suporte técnico para áreas de rede, banco de dados, servidores, virtualização, armazenamento, backup e infraestrutura, serviços apoiados por ferramentas de última geração e, especialmente, por profissionais experientes e conhecedores.

Os suportes oferecidos têm função proativa, garantindo o desempenho do ambiente e evitar problemas técnicos. Além disso, o serviço de infraestrutura inclui: instalação, configuração e gerenciamento ativos de TI; planejamento e execução sobre a evolução tecnológica dos ambientes de TI, bem como melhor uso de tecnologia e recursos existentes.

Competências

  • Definir políticas e tecnologias para fortalecer a segurança da informação e os ambientes de TI
  • Definir e manter regras em firewalls
  • Ambientes de auditoria para encontrar pontos fracos e não conformidades
  • Gerenciar antivírus
  • Detectar intrusões de rede e tomar medidas para proteger dados e disponibilidade
  • Apoiar o desenvolvimento de novas soluções (web, ERPs, tecnologias emergentes)
  • Garantir a disponibilidade e o desempenho da infraestrutura de TI, de acordo com os SLAs (Service Level Agreements, contratos de nível de serviço)
  • Chamadas de Service Desk, envolvendo problemas na infraestrutura de TI, indisponibilidade de serviços, problemas localizados (workstations), entre outros.

 

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Segurança da Informação

Toda empresa (de pequeno, médio e grande porte) possui dados e informações de extrema importância, alguns até mesmo sigilosos. Porém, com a Era Digital, caso esses conteúdos não estejam protegidos, eles facilmente poderão ser acessados e, até mesmo, raptados por hackers que pedem resgates. Assim, para proteger as empresas destes ataques virtuais, a INEX tem ferramentas e mecanismos que garantem total proteção de dados e resguardar as empresas deste tipo de ameaças (serviços realizados de acordo com as melhores práticas do COBIT e do ITIL que atendem o standard ISO 27001 e ISO 20000).

COBIT – Control Objetives for Information and Related Technology: é um conjunto de boas práticas criado pela ISACA – Information Systems Auditand Control Association. Essas condutas são um framework voltado para a governança de TI.

ITIL – Information Technology Infrastruture Library: é um conjunto de publicações voltadas para a melhoria de práticas do gerenciamento dos serviços de TI.

Atividades inclusas

  • Administração da estrutura de segurança, acompanhando o desempenho, conexões, estatística, gerenciamento e documentação, para manter o ambiente de segurança estável nos níveis estabelecidos de funcionamento.
  • Desenvolvimento e manutenção de processos que garantam a correta adequação operacional aos controles de segurança da informação (ISO 27001, ISE, ITIL e PCI), atuando na administração, planejamento, implantação, operação e suporte de equipamentos e soluções de segurança.
  • Suporte a outras equipes e gestores em assuntos relacionados à segurança da informação.
  • Análises dos aplicativos e componentes de infraestrutura para avaliar a confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade dos serviços.
  • Pesquisas de risco com elaboração de relatórios apontando vulnerabilidades do ambiente de TIC e propondo melhorias necessárias para o aumento do nível de segurança.
  • Avaliação da segurança lógica (filtros de firewall, antivírus, controle de acesso de usuários etc), dos ambientes de TI.
  • Gerenciamento de mídias removíveis.
  • Acompanhamento das atividades executadas pela equipe.
  • Estudos contínuos dos logs da infraestrutura de segurança (firewall, filtros web, antivírus), identificando e reportando inconformidades com os requisitos legais e políticas de segurança da informação.
  • Coleta de evidências de incidentes de segurança da informação.

 

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Soluções em profissionais de TI

Sabemos que contratar pessoas é algo que despende um alto investimento, pois muitas são as obrigações da empresa nas questões que envolvem a CLT. Pensando nisso, a INEX tem mais uma solução em sua prateleira: os profissionais de TI, que trabalham de forma terceirizada nos clientes.

Seja um trabalho temporário ou não, a INEX identifica as necessidades e demandas dos clientes, e disponibiliza um especialista para determinada função, que somam a tecnologia específica a ser atribuída.  Independente de ser um único profissional ou uma equipe, um projeto pontual ou de longo prazo, a INEX tem a solução das questões que atrapalham os processos dos nossos clientes.

Os colaboradores de TI da INEX são treinados, certificados, supervisionados e, sobretudo, atualizados para os mais diversos desafios do mercado. O custo x benefício desta modalidade, bem como os resultados, que são altamente eficientes e faz muito sucesso na nossa prateleira de serviços.

Veja alguns exemplos das alocações realizadas

  • Programadores
  • Analista de suporte e help desk
  • Administrador de banco de dados – DBA’S
  • Administradores de redes
  • Analista de BI
  • Openstack
  • Consultores AWS
  • Web design e desenvolvedores web
  • Analista de sistemas
  • Administradores de dados
  • Operadores de Mainframes
  • Diversas outras especialidades

Vantagens

  • Redução de custo e tempo
  • O profissional do jeito que a empresa precisa (Recrutamento e Seleção)
  • Maior foco no negócio
  • Apoio e orientação
  • Gerenciamento

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Fabrica Software / Desenvolvimento de Sistemas

Soluções na medida

O que sua empresa precisa para aumentar a produtividade e melhorar o processo de trabalho, você sabe? A Fábrica de Software INEX tem essas respostas, pois desenvolvemos soluções modernas que contribuem para o fomento e melhor aplicabilidade dos negócios de nossos parceiros.

A INEX é capaz de desenvolver softwares e sistemas exclusivos, pensados singularidade de cada cliente. Assim, a Fábrica de Software da INEX trabalha soluções na medida para cada empresa e, disponibiliza um leque variado de benefícios, tais como: redução de custos; gestão de tempo, sistemas e aplicações e aumento do espaço físico.

Além disso, todo trabalho é realizado por uma mão de obra qualificada e um sistema altamente tecnológico (com uma metodologia própria) e ferramentas de gestão e processos estruturados para que todos os prazos sejam cumpridos.

Certificações

A Fábrica de Software construída pela INEX trabalha com os padrões de qualidade dos produtos e serviços oferecidos por nós, como MPS.Br e CMMI.


MPS.Br: criado em 2003 pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), o MPS.Br – que significa Melhoria do Processo de Software Brasileiro – é um programa com o objetivo de melhorar a capacidade de desenvolvimento de software e serviços nas empresas brasileiras. A MPS.Br se baseou nas normas da CMMI.

CMMI: Capability Maturity Model – Integration – que em português significa Modelo de Maturidade em Capacitação – Integração – foi desenvolvido pelo Instituto de Software Engineering Institute (SEI) e trata-se de uma referência mundial que tem como base melhorias para a criação de software e sistemas de informação.  

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